Tecnologia do Blogger.

ORGANIZANDO A GELADEIRA

Boa tarde pessoal,

Hoje fui limpar minha geladeira, por dentro e por fora (geralmente faço essa limpeza de tirar tudo de dentro e limpar de 15 em 15 dias) e fiquei impressionada com algumas coisas que estavam lá dentro. Acreditem se quiser mas tinha uma fatia de pizza guardada desde a semana passada lá. Ai que raiva, e olha que eu sou de abrir a geladeira pra procurar algo pra comer... se soubesse que tinha pizza lá teria comido... achei também um saquinho de ameixa seca sem caroço, confesso que já tinha me esquecido que tinha isso. Pelo menos esse dá pra aproveitar, o vencimento é só em maio 2013 =p Com esse acontecimento, tive uma ideia pro post de hoje.

Vamos aprender como organizar a geladeira, assim além de bonita, nossa geladeira conservará melhor os alimentos e gastará menos energia. Gostou né? Então vamos logo ao que interessa:

  • Carnes, aves e peixes crus que não serão consumidos de imediato devem ir para o freezer sem lavá-los. Congele em porções do tamanho necessário para cada refeição e crie etiquetas com o nome do alimento e a data de armazenamento. (Congelar em porções eu já fazia mas nunca coloquei etiqueta. Eu só deixava na frente os alimentos que já estavam mais tempo e atrás deles os que estavam menos tempo) Vocês sabiam que ao contrário da geladeira, o freezer funciona melhor quando cheio? Isso é porque um alimento congelado ajuda a conservar o que está ao lado. 
  • Manteiga, requeijão, iogurtes, patês, queijos e embutidos têm prazo de validade curto, por isso ficam no compartimento fechado que vem logo abaixo do freezer – nele, a temperatura é a menor e mais estável do refrigerador. Mantenha os frios em potes tampados. (Essa eu acertei então... já faço assim. Só não sabia que ali é onde a temperatura é menor e mais estável)
  •  Leite, sobremesas, pães e saladas prontas parao consumo vão na prateleira mais alta. Esse também é o local ideal para os ovos, apesar do antigo costume de mantê-los na porta. (A porta é onde tem mais variação térmica e se o ovo ficar lá, pode estragar mais rápido). Uma outra dica é guardar os ovos com a casca lavada para tirar possíveis micro-organismos como a salmonela. Um segredinho: se guardar os ovos com a parte pontuda para baixo, eles durarão mais.
  • Sobras de refeições podem ser dispostas na prateleira do meio guardadas em potes. O mesmo vale para as carnes cruas não congeladas – ainda que estejam embaladas, guardá-las em recipientes fechados diminui o riscode contaminação. Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes.(Já ouvi dizer que potes de vidro são melhores do que os de plástico, mas isso aí já é assunto para um outro post)
  • Frutas maduras preenchem as prateleiras inferiores e sempre dentro de potes com tampa!
  • Verduras e legumes que ainda não foram cortados vão para o gavetão (caso tenham sido cortados devem ser colocados em potes e colocados na prateleira acima da gaveta. Depois de lavados e secos, devem ser cobertos com filme plástico. Furinhos nele ajudam a não sufocar os vegetais.
  • Bebidas e conservas se dão bem na porta, local que sofre a maior oscilação de temperatura, por causa do abre e fecha. Água vai em um recepiente fechado e de vidro!
Por último uma dica que eu vii no programa Bem Estar da Rede Globo, essa é para aquelas que fazem dieta: os alimentos mais calóricos devem ser guardados em potes fechados e não transparentes para que não fiquem visíveis. Além disso, eles devem ser colocados em prateleiras inferiores ou atrás dos alimentos saudáveis, sempre em pequenas quantidades para inibir o consumo.

Gostaram? Então bora arrumar a geladeira!! Depois que eu arrumar a minha venho aqui postar pra vocês verem como ficou. E quem quiser é só mandar foto pra mim que eu posto também.

Beijão!

 (Fonte de pesquisa - casa.com.br / mdemulher.abril.com.br /

6 comentários:

  1. Hahaha, estou melhor do que pensava como dona de casa :D A maioria das coisas eu já sabia! Agora esse negocio de esconder comidas calóricas não é comigo não! AHSIHSAIUAHS Beijinhos Patty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuum prendada hein dona Suzanne... rsrsrs... ai menina eu tinha que aprender é a não comprar nada calórico, isso sim =p

      Excluir
  2. adoreeeei!
    Lembrei do meu marido agora: " My love coloca as verduras sem ser nos saquinhos plasticos"
    Em toda a minha vida(quando fazia feira com meus pais) eu sempre guardei as verduras (na gaveta) em saquinhos plásticos,( pra mim elas duram bem mais). Daí fui fazer essa experiencia de colocar sem eles, e advinha? NÃO DEU MUITO CERTO, Eles mucharam -..-' [kkkkkkkkkkkkkkkk]

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Serão bem úteis quando eu casar!KK

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra