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Caminhada

Bom dia leitores,

Como eu havia prometido em um outro post que falaria bastante sobre exercícios, aqui estou eu trazendo mais uma matéria sobre os benefícios das atividades físicas. Resolvi que durante um mês todinho (sendo uma vez por semana) abordarei um exercício e explicarei não só seus benefícios mas também a melhor forma de fazê-lo, o jeito certo de praticá-lo e o que mais encontrar de dicas. O exercício desse mês é a caminhada e quem me ajudou com a matéria foi uma amiga muito querida e minha dinda de casamento, Isabel Cristina Garcia, obrigada Belzinha! Agora chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

A caminhada é considerada o exercício ideal para aquela pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física. E cá entre nós, vocês conhecem exercício mais fácil? Caminhar não prejudica o seu bolso, já que não tem custo, não exige nenhuma habilidade específica e pode ser praticada em qualquer hora do dia. Se vocês soubessem os benefícios que esse simples exercício traz para o nosso corpo e mente, ninguém ficaria parado. Para ajudá-los, vou postar tudo aqui só não fiquem com preguiça, leiam tudo e descubram a melhor parte no final =p

BENEFÍCIOS DE CAMINHAR

  • Melhora a circulação do sangue: contribuindo para o controle da hipertensão arterial e diminuição do risco de varizes. Protege também contra derrames e infartos;
  • Deixa o pulmão mais eficiente: melhorando assim o condicionamento físico e a respiração, já que oxigena as células do corpo. Uma quantidade maior de impurezas sai do pulmão deixando-o mais livre de catarro e impurezas;
  • Combate a osteosporose: tornando os ossos mais fortes com o impacto dos pés com o chão e facilitando a absorção de cálcio;
  • Deixa o cérebro mais saudável: aumentando os circuitos do cérebro e reduzindo os riscos de problemas de memória e atenção, além de aumentar nossa coordenação;
  • Auxilia no controle do colesterol e da diabetes: ajudando a diminuir a taxa de colesterol ruim, reduzindo os níveis de glicose e melhorando a ação da insulina no corpo.
  • Diminui a sonolência: a caminhada durante o dia faz com que nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somando a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono a noite (realmente preciso fazer então já que tenho insônia)
  • Combate a depressão: liberando uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Melhora também a saúde mental.
  • Emagrece: queimando calorias e consequentemente controlando o peso. E agora vem uma novidade: pesquisadores da Universidade de Yale nos Estados Unidos mostraram que, mesmo horas depois do exercício a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo.
  • Controla a vontade de comer: liberando hormônios como a endorfina, relaxando e combatendo o estresse, efeito que muitas pessoas buscam na comida. Contem  o vício pelo chocolate.
Agora a melhor parte: especialistas americanos descobriram que caminhar é tiro e queda para acabar com a gordura abdominal. Provaram que uma média de 2 horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5cm em 4 semanas. É claro que a caminhada só traz esse tipo de resulatado se aliada a uma dieta saudável. Outro fator importante: quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia.

Depois de tantos benefícios e de descobrir que a caminhada acaba com a barriga, bora colocar tudo o que aprendemos em prática e caminhar!!




5 comentários:

  1. Karina Mendes de Carvalho20 de fevereiro de 2013 08:45

    Para tudo!! Que a caminhada tem seus benefícios eu já sabia mas que ajuda a eliminar a barriga, essa eu não sabia!! Vou caminhar mais então... rsrsrs

    Beijo Patty

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  2. Kaneu tb não sabia disso... temos que recomeçar as nossas caminhadas =p

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  3. Patty vou caminhar amanhã mesmo, como vc disse, não gasta dinheiro, faz bem para a saúde e ainda ajuda a eliminar as gordurinhas da barriga!!

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  4. Noossa!! tem mais de ano que meu médico disse para eu caminhar 30 min por dia, mas até hoje ainda não tinha começado... mas depois de descobriri todas essas coisas maravilhosas mudei de ideia!!

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  5. Isso aí, mude e caminhe, vc vai ver como se sentirá melhor!

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By Iâni Naíra