Tecnologia do Blogger.

O QUE MUDA DEPOIS DE CASADOS?

Boa tarde pessoal,

O post de hoje foi sugerido por uma leitora, a Elizabeth de Souza Nascimento, de São Paulo. Vou colocar aqui o que ela pediu:

"Oi Patty vi que vc já é casada, né? Conta pra gente lá no seu blog como seu relacionamento ficou depois do casamento... quais as diferenças como namorado e casado? muda muito, ou não? rs dá umas dicas pra nós que estamos nos preparando... hehe"

Para responder como meu relacionamento ficou depois de casada, preciso contar como foi que começou. Conheço o Orlando desde criança, mas foi quando nós estávamos na ORM (Organização de Moças e Rapazes da Igreja) que começamos a nos falar melhor e a nossa amizade veio para ficar no meu primeiro ano do seminário, eu tinha 14 anos e ele 17. Ele virou um amigão mesmo, daqueles que a gente conta tudo, pede conselhos... e foi aos meus 22 anos que percebi que essa amizade toda já estava se transformando em algo mais e começamos a namorar. Nosso namoro foi maravilhoso e nossa amizade só se fortaleceu, é muito bom ter seu namorado como seu melhor amigo.


 
Nossa época de namoro
 
Depois que casamos essa amizade cresceu ainda mais e nosso relacionamento ficou ainda melhor. Agora somos além de melhores amigos, CUMPLICES, PARCEIROS e isso é muito bom. Nós achávamos que conhecíamos um ao outro, mas só agora vemos que realmente nos conhecemos. Muitas vezes nos entendemos sem precisar nos comunicar, sabemos o que um vai achar ou pensar sobre determinado assunto, ou como será a reação em determinada situação. O amor que antes já era enorme ficou ainda maior depois que casamos e hoje eu sei o verdadeiro significado dessa palavra. Porque só um amor de verdade te dá paciência, te acalenta, te deixa verdadeiramente feliz, te faz ser capaz de suportar muitas coisas, te faz crer em muitas coisas, tudo sofre e te dá esperança. Dormir e acordar ao lado dele e saber que ele é o meu marido é uma sensação indescritível. Então posso dizer para vocês que sou ainda mais feliz por ter me casado com ele. Realizei um dos meus maiores sonhos!






Mas é claro que em um casamento nem tudo são flores. Quando éramos só namorados, alguns hábitos ou defeitos passavam despercebidos. Como nem sempre podíamos nos ver (morávamos em cidades diferentes), quando estávamos juntos, queríamos fazer de tudo para deixar o outro feliz. Depois que casamos e dividimos a mesma casa, aqueles mesmos hábitos e defeitos tornaram-se mais evidentes. São duas pessoas diferentes, que pensam diferente, que foram criadas por pais diferentes, que aprenderam coisas diferentes e que depois que casam, dividem o mesmo espaço. É preciso muita conversa e paciência nessa hora, além de ter que aprender a ceder, e ceder muito. Essa é uma das diferenças entre namoro e casamento. O casamento nos trouxe um outro nível de maturidade, não só amadurecemos como pessoas mas nosso relacionamento também amadureceu.

Outra mudança que vem com o casamento são as responsabilidades, deixamos de ser filhos e de ser "servidos" para servir e ser os responsáveis por ter comida em casa, pelas contas de água, luz, telefone e pela casa em si. Por mais que eu ajudasse em casa quando morava com meus pais, eu não precisava me preocupar, sabia que eles cuidariam de tudo e que proveriam o que fosse necessário para meus irmãos e eu. Hoje meu marido e eu somos os responsáveis pela nossa casa, e no começo esse foi um ponto meio difícil para mim. Cuidar de uma casa, mantê-la limpa, decidir como tudo seria organizado, separar tarefas que um ou outro faria, saber montar um cardápio para a semana, saber o que e como comprar as coisas no mercado.

O que posso dizer é que a vida de alguém casado muda e muito, mas pelo menos no meu caso foi para melhor. Nenhuma outra experiência teria me feito crescer tanto, aprender tanto e desenvolver atributos como o amor, o perdão, a paciência, fé, o altruísmo. Até na hora dos desentendimentos, porque por mais que a gente se esforce, às vezes tem uma "briguinha" e até nessas horas eu aprendo. Aprendo a me controlar, a pensar bem antes de falar, aprendo que sou eu quem decido se vou deixar aquilo me chatear e acabar com meu dia, aprendo a decidir qual será minha reação e aprendo a reconhecer meus erros e pedir desculpas.

Dicas para vocês que estão se preparando: escolham alguém que vocês gostam de conversar, que vocês se sintam bem e que sabem que podem ser vocês mesmos. Comecem a desenvolver alguns dos atributos que mencionei aqui em sua própria casa, com sua família, assim será mais fácil ter paciência depois, a saber perdoar, a ceder... Preparem-se também financeiramente, aprendam a economizar. Aprendam a ser autossuficientes, não para serem independentes e não precisar do marido ou da esposa, mas se algo der errado (um acidente, um desemprego...) o outro é capaz de cuidar da situação pelo tempo que for preciso. Decidam ser felizes e evitem brigar por bobagem, apreciem os bons momentos e o que o outro tem de bom.

Espero que tenham gostado e que minha experiência (mesmo que seja pouca) tenha ajudado vocês de alguma forma, e principalmente você Elizabeth. Obrigada por participar do blog. E para você que quer saber sobre algo, me mande um e-mail: pattynmour@gmail.com

Beijo

13 comentários:

  1. Uma das melhores coisas é você se casar com o seu amigo e a pior são os hábitos, mas isso a pessoa se acostuma, né!? =p

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaa *----* obrigada por atender meu pedido, que legal poder saber como as coisas podem ser depois do casamento Patrícia! Espero poder colocar suas dicas em prática logo, logo rs. E parabéns pelo blog, você dá dicas ótimas e escreve de um jeito muito claro e simples que atinge sem dificuldades todas as suas leitoras :) Virei fã! Boaaaa sorte para você e seu marido sempre :D

    ResponderExcluir
  3. Ka realmente é maravilhoso casar com quem já é seu amigo!! Quantos aos hábitos diferentes, a gente acostuma sim e depois os dois criam novos hábitos juntos! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Elizabeth não precisa agradecer, eu é que agradeço por participar do blog e pelos elogios!! Coloque as dicas em prática sim, vc vai gostar!! Beijoo

    ResponderExcluir
  5. Linda história ;-) bjs
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que lindo *_* você é uma ótima inspiração pra pensar em casar! sério.
    Amei seu blog, tem de tudo um pouco.
    estou te seguindo se puder, segue de volta?
    Beijão:*

    www.deuvontadeagora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Karollina, muito obrigada pelas suas palavras, fiquei muito feliz!! Pode ter certeza que saindo daqui eu dou uma passada no seu blog para conhece-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Estou casada ja alguns anos ja a 13 anos. Casei com 18 anos e tive o primeiro filho com quase 20 e muita gente fala vc e louca casou tao cedo, mas nao me arrependo e muito bom, nao e so flores com certeza, mas ja faz tantos anos e parece que foi a tao pouco tempo!! Vale a pena aguentar as coisas que nao sao tao agradaveis se vc realmente ama e e amada em retorno!

    ResponderExcluir
  9. amei o post! eu já estou fechando quase 4 anos de casada...

    O blog Princess está mudando de domínio e endereço, afim de se tornar ainda mais dedicado aos assuntos referentes a moda, makes, beleza, viagens e eventos.

    Conto com sua presença, me seguindo no Princess & Fashion:
    http://princessandfashion.wordpress.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Danielle, que legal vc por aqui!! Não sabia que tinha se casado tão nova... 13 anos já... parabéns!! Vale mesmo a pena aguentar as partes ruins quando as boas são tão melhores e quando existe amor no lar!! Beijo!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia você perguntou em meu blog como colocar o banner do "união das blogueiras", é só vc entrar no blog, e lá tem o link do banner, aí você coloca no java/html o link e salva.( Acho que ficou meio confuso minha explicação, mas espero ter ajudado) Beijão:*
    www.deuvontadeagora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que alegria entrar no seu blog e descobrir que temos a mesma religiao :)
    Realmente, muita coisa muda após o casamento, mas é uma experiencia muito boa pra crescer e ser melhor pessoa pra nós mesmas e para nossos maridos.
    Felicidades sempre na sua vida de casada! Beijos

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra