Tecnologia do Blogger.

Comprando peixe

Saudade de vocês galera,

Sei que falei que a partir de hoje eu já estaria com computador novamente e aí voltaria a postar todos os dias aqui no blog. O problema é que eu não consegui o notebook e até eu comprar outro para mim, vai demorar um pouquinho, que chato!! É horrível ficar sem computador, sem escrever aqui no blog... então, até eu comprar outro, vou me esforçar para deixar posts aqui no blog pelo menos uma vez por semana.

Alguns meses atrás dei dicas de como comprar e fazer carne, o post fez tanto sucesso, teve leitora que até imprimiu e colocou na porta da geladeira, né Alícia?? Rsrsrs... Com tanto ibope assim já havia pensado em dar esses tipos de dicas na hora de comprar frango e peixe, até que a Rosana, outra leitora querida me pediu para falar sobre peixe.




Os peixes além de deliciosos (eu amooooo) são ótimas fontes de proteína. Aqueles de origem marinha possuem maior quantidade de ácidos graxos e ômega 3. Já os de água doce, são mais ricos em ômega 6.

O momento de compra do peixe e seu preparo são fundamentais para que sua garfada seja além de saborosa, super nutritiva. Então, vejamos o que é importante ser notado na hora de comprar seu peixe:

  • PEIXES FRESCOS

CHEIRO - A principal característica de um peixe fresco é que ele quase não tem cheiro. Qualquer odor desagradável significa que não está mais fresco. Cheiro forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia significa que já passou da validade.

TEXTURA OU CONSISTENCIA DA CARNE - Peixe fresco deve ter a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela. Deve ser liso e com a pele intacta, deve ser úmido e não melado e escorregadio. As escamas não devem se soltar muito facilmente.

OLHOS - Devem estar dentro das órbitas, brilhantes e transparentes, parecendo com olhos de peixe vivo. Quando o peixe fica  muito tempo no gelo, os olhos ficam achatados e sem brilho.

GUELRAS - Devem ser rosadas e úmidas, não meladas. Devem estar brilhantes e sem marcas cinzentas.

VENTRE - A barriga do peixe não deve estar para dentro e nem escura.

  • PEIXES NÃO FRESCOS 
PEIXES SECOS E SALGADOS -  já vem limpo, sem cabeça e às vezes até sem o rabo. Na hora da compra, verifique se a carne está firme e clara, realmente seco e sem a presença de manchas. O cheiro, como sempre deve ser agradável, sem ter um odor muito forte.

PEIXES CONGELADOS - As embalagens devem estar bem lacradas. Escolha aquelas embalagens transparentes, pois assim você pode ver o produto. A carne não deve estar descolorida, com manchas ou pintas. Prefira os filés e postas. Veja se não há formação irregular de gelo, que pode se formar pelo descongelamento e recongelamento.

Lembre-se que a forma de preparo do peixe influencia bastante na quantidade de calorias e gorduras. Não retire a pele do animal, ela o protege contra o ressecamento, preservando assim seu suco natural e seu sabor.


 
 
 
 
 
 
E aí, gostaram do post? Eu fiquei é morrendo de vontade de comer um peixinho!! Delíciaaaaa!!

Fonte de pesquisa: Livro de Receitas da Rita Lobo - Panelinha, Receitas que Funcionam / http://www.minhavida.com.br/alimentação


2 comentários:

  1. Que menina prendada! Adorei as dicas ^^

    Passando tbm linda pra dizer que estou com uma super novidade no blog que todas as noivinhas e não noivinhas da blogsfera vão adorar! Quer conferir?
    Beijos querida :)

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra