Tecnologia do Blogger.

APRENDENDO A COMPRAR E FAZER CARNE

Boa tarde galera!!

Quem aqui entende de carne? Quando você vai ao mercado sabe que tipo de carne comprar e o que fazer com ela? Qual o melhor jeito de fazer: assada, cozida ou bife? Se você sabe, parabéns!! Confesso que eu passava sufoco no mercado e ainda tenho algumas dúvidas (falando nisso, quem souber alguma coisa sobre esse assunto, por favor publiquem aqui para ajudar todos nós!!!)

O post de hoje, apesar de um pouco longo, irá nos ajudar a conhecer melhor esse alimento delicioso, rico em proteínas, fósforo e vitaminas. Primeiro temos que saber quais os tipos de corte da carne e sua nomenclatura. Nada melhor do que uma figura para nos ajudar a entender né?

Outro ponto importante para nós (esposas, mães, cozinheiras (os) ou até para aqueles que moram sozinhos) é saber a denominação da carne de acordo com sua qualidade:

1ª qualidade - fraldinha, filé-mignon, contrafilé, alcatra, coxão mole, lagarto, maminha, picanha, cupim;

2ª qualidade - acém, paleta, ponta de agulha, filé de costela, patinho, coxão duro, músculo dianteiro;

3ª qualidade - peito, capa de filé, músculo traseiro, aba de filé;

4ª qualidade - pescoço.

Depois de tantas qualidades, o principal é sabermos que a diferença está na quantidade de nervo e gordura. A tão famosa carne de segunda é mais barata e mais dura porque ela fica em uma parte do boi  que exige mais exercício, como o músculo, por exemplo. Já o filé mignon fica em uma parte  menos usada do boi, sendo assim mais macia, por isso ela é de primeira. Porém, isso não quer dizer que a carne de segunda seja inferior e que não tenha a capacidade de produzir pratos macios e saborosos.

Tendo isso em mente, já podemos pensar em sair para fazer a nossa compra. Devemos escolher um estabelecimento bom, limpo e onde o açougueiro, não seja apenas um cortador de carnes e sim um profissional que entenda sobre o assunto e que na falta daquela que pedimos, possa nos orientar sobre outro tipo de carne que possa substitui-la.

Na hora da compra precisamos ficar atentos a algumas características:
  • A carne deve ter uma consistencia firme
  • Sua cor precisa ser vermelho vivo
  • A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida.  Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e isso deixa a carne dura.
  • Deve estar levemente úmida
Agora que já sabemos as precauções a tomar na compra o que nos falta é saber que tipo de prato preparar com cada carne. Cada corte pode tornar-se um prato apetitoso ou não, só é preciso colocar o pedaço certo na receita certa. E é claro que eu vou dar a dica:

Lagarto - para assados deve ser bem passado e pode ganhar recheios de farofa, cenoura ou lingüiça, e na preparação de rosbife

Coxão duro - para fazer cozido ou moído

Coxão mole - também chamada de chã de dentro, carne macia mas não muito suculenta. Durante muito tempo, foi sinônimo de carne para bife. Pode ser feita à milanesa, enrolada, assada, refogada  ou moída

Patinho - corte de "primeira", com fibras macias. Ao fazer bifes corte-o no sentido das fibras para que não endureçam. Também usado picadinho, cozido, assados, ou moído

Picanha - grelhada e assada

Contrafilé - para assados, fritos, grelhados, em picadinhos e rosbife

Alcatra - em bifes, refogada e cozida na panela

Acém - carne de "segunda", relativamente magra, que pode entrar em cozidos, assados, refogados, ou preparada em bifes ou moída.

Filé mignon - pedaço mais nobre, pode ser servido em bife, grelhado, no picadinho e rosbife

Filé de costela - para assados e ensopados

Maminha de alcatra - grelhada inteira ou em bifes

Fraldinha - assada no forno, em cozidos, ensopada ou grelhada

Músculo - em cozidos, sopas e caldos

Depois dessa pequena aula, já estou com fome... rsrsrs brincadeiras à parte, espero que tenham gostado e que esse post ajude vocês a tornarem seus pratos ainda mais saboros.

Beijinhos e até mais!!!




4 comentários:

By Iâni Naíra