Tecnologia do Blogger.

PANOS DE PRATO LIMPINHOS

E aí minha gente...

Vocês lembram de um post meu sobre como deixar a esponja de louça limpa? Então, hoje venho falar de um outro objeto na cozinha que se não for bem cuidado também pode conter milhões de bactérias: o pano de prato.

O Programa Bem Estar da Rede Globo fez uma pesquisa exatamente sobre isso. Eles levaram alguns panos de prato para um laboratório de microbiologia para fazerem uma análise de quantos fungos e bactérias cada pano daquele possuía. E o resultado foi surpreendente! Todos os panos tinham fungos, sendo que o mais limpo tinha 800 FUNGOS E 1.000 BACTÉRIAS. O mais contaminado tinha 1MILHÃO DE FUNGOS e 100 MILHÕES DE BACTÉRIAS. ECAAAA!!!

Pelo fato de serem úmidos e muitas vezes serem usados para outras finalidades, é um ótimo lugar para as bactérias se alojarem ali. E se não dermos a devida atenção, as bactérias e fungos instaladas no pano podem se multiplicar.  Vamos ver então algumas dicas de como deixá-los limpinhos e os cuidados que devemos ter:

  • Devido ao uso constante, os panos de prato devem ser substituídos frequentemente, de preferência, todos os dias, mas eu particularmente faço dia sim, dia não.
  • Tenha sempre dois tipos de pano na cozinha: um para secar os pratos e talheres e um outro para secar e limpar as mãos. Se possível, coloque panos diferentes para que você ou outras pessoas saibam diferenciar e usar corretamente.
  • O ideal é juntar todos os panos de prato sujos para lavar uma única vez na semana (conservando-os secos e separados das demais roupas da casa).
  • 1 vez por semana, junte os panos e coloque-os em uma panela (isso mesmo) com água e um pouco de detergente de cozinha (sem cor) ou vinagre. Deixe o pano lá até a água ferver. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois lave-os normalmente. Isso faz com que os panos fiquem branquinhos de novo
  • Se estiver muito amarelado você pode deixar de molho com água e água sanitária (1litro de água e 3 colheres de água sanitária)
  • Quando for pendurar os panos de prato tome cuidado para que eles não fiquem pendurados junto com tapetes ou outras peças que sejam mais sujas.

Seguindo esses passos teremos uma cozinha mais limpa e panos de prato branquinhos!!




 
Você pode comprar conjuntinho de pano de prato e de mão





 
Ou você pode bordar seus panos e diferenciá-los
 
 
Beijinhos
 
 
 



10 comentários:

  1. Karina Mendes de carvalho9 de fevereiro de 2013 às 14:42

    Nossa não sabia dessa de panela com água e vinagre... vou testar aqui em casa.

    Beijo Patty

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem...Tenho que congessar que pano de prato sempre foi uqase descartável para mim...não lido muito bem com pano de prato,esponja,pano de chão....Obrigada pela dica...vou experimentar mais essa..a da esponja é ótima tb

    ResponderExcluir
  3. Suh testa sim e depois me fala o que achou! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Rachel dessas coisas que vc falou: pano de prato, esponja e pano de chão o que eu acho mais chato de lidar é o pano de chão! Mas essas dicas podem deixar as coisas mais fáceis pra nós né...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Patty vc me salva com essas dicas menina!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata,

    Que isso... eu só divido com vc o que eu descubro!!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  7. Adoro ver minha filha dando dicas super úteis e importantes!

    ResponderExcluir
  8. uau! nunca imaginaria!... O.o

    ResponderExcluir
  9. Oii vou fazer isso aqui em casa e depois venho com o resultado
    obrigada bjus

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra